terça-feira, 2 de março de 2010

O PETRÓLEO E A FAVELA

O Brasil possui cerca de 40 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e grande parte dessa população está localizada nos morros e nas favelas. São brasileiros que abandonam sua terra natal e vão morar em barracos perto dos grandes centros em busca de oportunidades; outros vêm de gerações e gerações que ali residem. Essas pessoas são carentes de tudo: da casa própria, do emprego e renda, da escola, da creche para seus filhos, do hospital, são as maiores vitimas da violência. Muitos perdem seus filhos para o tráfico pela falta de um trabalho digno.






E o petróleo, o que tem a ver com isso? O Brasil, através da Petrobrás, descobriu o pré-sal, reservas gigantes de petróleo e gás, que pode superar toda nossa carência de políticas públicas. Podemos fazer isso sem endividar o país e sem pedir empréstimo a nenhum organismo internacional. Essa é uma luta que estamos travando e grande parte dessa discussão se dá no Congresso Nacional.






O governador Sergio Cabral está cobrando a manutenção e o aumento na participação do estado do Rio nos royalties do petróleo. Isso significa tapar o sol com peneira diante da possibilidade que esse petróleo tem de melhorar a vida do nosso povo; principalmente os mais pobres. Nas décadas de 1940 e 1950 muitos brasileiros foram perseguidos, presos e alguns foram mortos por participar da campanha “O Petróleo é Nosso”. Naquela época, o petróleo era um sonho dos brasileiros e, hoje, o petróleo existe no fundo do nosso mar em grande quantidade e o governo Lula quer partilhar esse petróleo.






O governo Lula propõe que 30% desse petróleo seja nosso e o restante seja partilhado através de leilões cujo vencedor será aquela empresa que oferecer mais vantagem para o Brasil. O movimento social apresentou um projeto de lei que propõe que 100% do petróleo seja nosso. O ator Paulo Betti, em nosso filme “O Petróleo Tem que Ser Nosso – Última Fronteira” deu um depoimento que sintetiza nosso pensamento. “O petróleo foi descoberto pela Petrobrás; está em nosso território; a Constituição Federal diz que toda a riqueza do nosso território pertence à União; então a campanha ‘O Petróleo Tem que Ser Nosso’ é o óbvio ululante”.






Se permitirmos, nosso petróleo vai virar propriedade dos países ricos como foi nosso Pau Brasil, nossa borracha, nossa prata e ouro. E agora os mesmos países vão levar nosso ouro negro. Nosso petróleo a preço de banana vai servir para melhorar a qualidade de vida dos países ricos e no Brasil grande parte dos brasileiros vai continuar na miséria.






Emanuel Cancella



Diretor do Sindipetro-RJ

Um comentário:

Pimenta disse...

Petróleo para brasileiros?!?!?!
Lógco que vai ter, se o brasileiro em questão for político,empresário...
Para se ter qualquer esperança nesse país, só aplicando justiça e melhorando a educação.
Tudo já foi corrompido,tudo, direitos humanos,direitos trabalhistas,educação,justiça,imprensa, tudo.
No post da Flaskô,por exemplo, eu acho justo,se os operários estão lutando por isso, dar a administração e o controle da fábrica a eles, com o apoio do estado é uma ótima coisa a fazer.
Mas o que acontece é o seguinte.Ao invéz de assumir a postura de lider, e abrir uma excessão nas leis, criando um caso unico onde o estado conscientemente entrega a empresa para controle, eles vão mudar a lei, para que isso seja possível.ERRADO.Se mudarem leis por um evento,o que isso vai significar?
E as consequências futuras?Descrédito, e leis que arrumam um lado, e estragam o outro.
Lembra do estatuto da criança e do adolescente?Lindo!Sabe o que ele criou?Pergunte a qualquer assistente social que eles te dizem.
E assim acontece em outros campos.
Sabe o que é pior?Estou vivendo na china comunista.E a pobreza é quase a mesma(minto, em algumas cidades é bem melhor).Mas de comunismo, só o controle do estado se vê.O resto é igual.Se aplicarmos um poder desses no brasil,com a corrupção vigente,estamos ferrados(apesar de já não ser muito diferente).
Ai, desabafei.
Desculpe, mas estou tão descrente do Brasil.Tudo que eu quero é comprar um passaporte,continuar fora, e não voltar(até porque descobri que se eu voltar,mesmo tendo feito a saída definitiva , vou ter que pagar um imposto sobre todo dinheiro que recebi aqui fora, mesmo tendo pago meus impostos para o país em que vivo.
Revolta.Sem cura.
Então, olha o que acontece,esse dinheiro,ganho por brasileiros no estrangeiro, vai ser investido em outro país.
Triste né?
desculpe vai.
bjo