sábado, 27 de março de 2010

MINHA CASA É MINHA LUTA! (Movimento dos Conselhos Populares/CE)

MINHA CASA É MINHA LUTA!
CONTRA A REMOÇÃO DE POPULAÇÃO!
CONTRA OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO!
CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DAS COMUNIDADES!

Caros Camaradas,

As obras da Copa do Mundo 2014 em Fortaleza significam o avanço e aprofundamento de ummodelo de desenvolvimento iniciado com “o governo das mudanças” dos novos empresários(Tasso e Cia.), e que continua plenamente na gestão Cid Gomes e Luizianne Lins. Amplasobras, ampliação de avenidas, grandes viadutos, valorização da terra urbana para a especulaçãoimobiliária, destruição do meio ambiente, das comunidades, das praias, dos rios, da mobilidadeurbana e também das pessoas, principalmente as pobres, removidas de sua morada e local deconvivência, onde construíram sua cultura. São obras planejadas há muito tempo e nestemomento serão colocadas “na conta da Copa”, são frutos da ganância dos capitalistas aliados aoEstado através dos governos que são bancados pelos empresários.

Essas obras são fruto do discurso desenvolvimentista que se aprofunda com a Copa de 2014,ancorada por um turismo e desenvolvimento da cidade que beneficia apenas a classe dosempresários, seja do ramo turístico, industrial ou de serviços. Para a população pobre sobra acriminalização, com a militarização das periferias urbanas, ocupadas por policiais e grupos deextermínio, e o encarceramento em massa do povo pobre, negro e jovem, o que resulta emjustificação da expulsão de suas terras pela especulação imobiliária e pelo Estado, sob adesculpa de combate ao tráfico ou até mesmo da “regularização fundiária.”

Todos os governos estão comprometidos com um verdadeiro projeto de remoção e segregaçãodo povo pobre do Direito à Cidade, que provocará em Fortaleza uma grande catástrofe ambiental, social e urbana. É importante ter a clareza que neste campo não existe governo”menos ruim”, pois todos prestam contas aos seus patrões (que são seus financiadores). OCapital e os seus governantes planejam formar uma nova “FORTALEZA” arrancando de dentrode si os indesejáveis, os pobres e os favelados (os removíveis) que serão jogados para fora dacidade, na reedição dos grandes CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO. Exemplo é o povo da VilaCazumba e Lagoa da Zeza, que foi arrancado e enfurnado em um CAMPO DECONCENTRAÇÃO CHAMADO MARIA TOMÁZIA, onde foram jogadas 5.600 pessoas,retiradas da Av. Rogaciano Leite "depositadas" no Sitio São João.

Todos os governos e os empresários estão juntos nesta ação, por mais que não pareça. Vejam:

LUIZIANNE = Remoção e proposta deremoção dos seguintes bairros: VilaCazumba, Lagoa da Zeza, Lagamar,Trilho, Serviluz, Edson Queiroz, Barroso,Parque Água Fria e outros. A diminuiçãodos recursos para a SER V (a mais pobre enumerosa de Fortaleza), a FORMAÇÃODOSNOVOSCAMPOSDECONCENTRAÇÃO e a ação de umaguarda municipal armada e treinada paraenfrentar as organizações populares e osmovimentos sociais.

CID = A redução da nova poligonal do Parque do Cocó, a Remoção do povo do Pecém, ViaPaisagística, Aquário, Estaleiro, Remoção do Povo do Serviluz, Centro de Convenções,Remoções do povo do Castelão e o avanço do extermínio da juventude pobre através da PolíciaMilitar e do Ronda do Quarteirão.

LULA = PAC da Remoção no Maranguapinho e Cocó, O Programa de remoção Minha CasaMinha Vida.

Neste caso só existem dois lados, o lado da remoção e dos que ganham com ela (capital, e seusgovernantes) e o lado dos pobres que perdem com a remoção (os removíveis), todas as obrasplanejadas estão no mesmo sentido e provocarão destruição, remoção e valorização das terraspara a especulação e para o grande capital especulativo urbano. Mesmo em casos como o doServiluz, onde CID e LUIZIANNE estão de lados opostos o povo não é levado em conta, massim os financiadores das campanhas. A questão neste caso é: Quem expulsará o povo pobre?Cid e o estaleiro (capital industrial) ou Luizianne e o Capital turístico e especulativo urbano? Opovo não é bobo e todos serão enfrentados, "quando a chapa esquentar" o Titanzinho e suasorganizações resistirão, através da luta do povo, enfrentarão a ação de todos estes governos quese mostram serviçais da especulação imobiliária e das construtoras, principais investidoras desuas campanhas. A luta por resistência do povo do Serviluz, Vila Cazumba, Zeza, e demaiscomunidades é a luta de toda a classe trabalhadora, de todo o povo e de todos os removíveis deFortaleza neste momento.

O Comitê Social da Copa pode ser um grande espaço se construir uma plataforma de lutacomum, capaz de reunir o conjunto da classe trabalhadora, o movimento estudantil combativo, omovimento sindical de luta, os movimentos populares urbanos independentes, os movimentoambientais, os removíveis e removidos da cidade, pode reunir tod@s que não deixaram desonhar, que não se deixaram cooptar e que ainda acreditam na luta. A aliança popular, operária eestudantil em Fortaleza nascerá da luta contra a remoção, contra os patrões, os governos e aespeculação imobiliária.Por uma plataforma de mobilização contra as remoções de população! Contra os novos camposde concentração! Contra a destruição ambiental social que está sendo anunciada pelos ricos eseus governos.

Por uma jornada nacional de lutas contra as remoções da Copa 2014
Pela construção na luta da aliança popular, operaria e estudantil

MCP – Movimento dos Conselhos Populares – Parque Água Fria
Brigada Antônio Conselheiro

Nenhum comentário: