sexta-feira, 5 de junho de 2009

Policiais acusados de matar Charles Félix de Medeiros no Jacarezinho em 2008 serão julgados no próximo dia 10

Os policiais militares ANDERSON CORREA DE ARAUJO e NILSIMAR DOS SANTOS, do 3o BPM, serão julgados no dia 10/06/2009, no II Tribunal do Júri, pelo assassinato de Charles Félix de Medeiros em 09/07/2008, na favela do Jacarezinho. Também serão julgados por tentativa de homicídio do amigo que estava com Charles.

Charles e o amigo haviam acabado de assistir a um jogo de futebol num bar próximo a uma das entradas da favela do Jacarezinh. Haviam lanchado e estavam fazendo o retorno na moto (Charles como piloto e o amigo na garupa) quando três viaturas do 3o BPM apareceram em alta velocidade pela Rua Viúva Cláudio, já atirando contra os dois. Assustado, Charles subiu com a moto na calçada, no sentido da contra mão da rua, buscando fugir dos tiros, mas caiu e foi executado a tiros pelos policiais. Policiais colocaram o corpo numa das viaturas e ainda demoraram muito e sair em direção ao hospital Salgado Filho.

Como em outras ocasiões no Jacarezinho, familiares e moradores mobilizaram-se (ver relato aqui e fotos e vídeo no Centro de Mídia Independente), testemunhas prestaram depoimento imediatamente e o processo andou bem rápido, o que geralmente não acontece em casos de execução sumária por policiais.

A mãe de Charles, Dona Neusa, outros parentes e amigos estão convocando todas e todos a estarem presentes ao julgamento, para que a justiça seja garantida, e para que, com isso, sejam evitadas mais vítimas desse esquema perverso e corrupto facilitado por uma política de segurança que estimula o dito “enfrentamento” e o desrespeito aos direitos das comunidades.

O II Tribunal fica na sala 213 do corredor C do Tribunal de Justiça da capital, na Av. Erasmo Braga, 115. O julgamento será às 11 horas.

Nenhum comentário: